24 de novembro de 2024

PUBLICIDADE

A História de sucesso do Gol

Líder de vendas por anos, o Gol caiu no gosto popular. Confira a trajetória de um dos carros queridinhos do Brasil.


Por Mariana Batelli Publicado 25/03/2024 às 15h41
Ouvir: 00:00

O Volkswagen Gol passou por diversas transformações ao longo das gerações, se mantendo como uma escolha popular entre os consumidores. Nesta matéria, exploraremos a evolução do Gol desde o G1 até o G7, destacando as principais mudanças e inovações que marcaram cada fase dessa jornada automotiva.

Gol G1 (1980-1994)

O Gol G1 chegou ao mercado brasileiro em 1980 para marcar o início de uma trajetória de sucesso. Com um motor de 42 cavalos e 9,2 kgfm de torque, este compacto estava disponível com opções de motores de 1.3 e 1.6 litros.

image-5-15
Gol G1 (Foto: Divulgação/Volkswagen)


Em 1984, o Gol GT surgiu como a primeira versão esportiva, trazendo consigo bancos esportivos, uma frente reestilizada, suspensão mais firme e motor 1.8 refrigerado a água de 99 cv. Com um design compacto e robusto, o Gol G1 se manteve em linha por 14 anos, estabelecendo uma base sólida para as gerações futuras.

image-5-11
Gol G1 1989 Versão Esportiva / Foto: Reprodução

Gol G2 (1994-1999)

Em 1994, a Volkswagen lançou a segunda geração do Gol com atualizações significativas. Uma das mudanças mais notáveis foi o design com linhas arredondadas que rendeu ao carro o apelido de “Gol Bolinha”.

image-5-14
Gol G2 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Essa versão apresentava um motor equipado com cabeçotes de 8 ou 16 válvulas e capô bolhado, conhecido por otimizar a circulação de ar e manter o motor mais fresco em situações de alta performance.

Gol G3 (1999-2005)

O Gol G3 foi um marco na introdução da tecnologia flex no mercado, permitindo o uso de etanol e gasolina. Além disso, foi o primeiro da linha a disponibilizar airbags e ABS como opções adicionais.

Também se destacou por oferecer uma variedade de modelos, que iam desde versões com motor 1.0 e acabamentos de alta qualidade até opções mais potentes, como o Gol 1.8, sem acessórios opcionais.

image-5-13
Gol G3 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Gol G4 (2005-2008)

O Gol G4 surgiu com um visual bem genérico, sem mudanças consideráveis. Mesmo assim, continuou sendo comercializado como uma opção básica até 2014, mesmo após o lançamento do G5.

image-5-16
Gol G4 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Gol G5 (2008-2012)

Em 2008, o Gol passou por uma reformulação completa, adotando um design mais moderno e esportivo. Com uma plataforma completamente renovada, o novo modelo trouxe não apenas um apelo visual marcante, mas também uma série de inovações tecnológicas.

image-5-17
Gol G5 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Uma curiosidade interessante sobre o Gol G5 foi sua campanha publicitária estrelada pelo ator Sylvester Stallone. Essa estratégia de marketing ajudou a impulsionar a imagem do carro, associando-o a um estilo de vida mais dinâmico e moderno.

Gol G6 (2012-2016)

O Gol G6 teve a primeira atualização da terceira geração. Essa versão trouxe diversas mudanças visuais e estruturais, adotando uma aparência mais próxima à do Fox, com destaque para os novos faróis, grade frontal e para-choques redesenhados.

É importante destacar que, depois de quase três décadas como líder de vendas no Brasil, o Gol perdeu sua posição em 2014 para o Fiat Palio.

image-5-19
Gol G6 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Gol G7 (2016 – 2018)

O Gol G7 apresentou mudanças sutis em termos visuais, mantendo uma aparência semelhante às versões anteriores. No entanto, a maior diferença foi a substituição do motor, onde o Gol aposentou o motor 1.0 de quatro cilindros e passou a adotar o motor 1.0 de três cilindros.

image-5-20
Gol G7 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Gol G8 (2018 – dias atuais)

O Gol G8 marca a terceira reestilização da terceira geração do veículo. Uma das grandes novidades é a introdução da opção de câmbio automático de seis marchas, disponível acessório opcional na versão 1.6 MSI. Os faróis também foram redesenhados, agora maiores e lembrando o estilo dos faróis da Saveiro.

image-5-21
Gol G8 (Foto: Divulgação/Volkswagen)
PUBLICIDADE

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *