A história do Fiat Uno: conheça o popular hatch
Mesmo com produção encerrada, Fiat Uno ainda tem legado como um dos carros mais populares do país
Desde que as rodas do Fiat Uno tocaram o asfalto em 1984, a história do Fiat Uno começou a ser escrita. O hatch conquistou as ruas com um design que desafiava os padrões da época, ganhando destaque como um veículo acessível, econômico e cheio de personalidade.
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Modelos vendidos
Fiat Uno S
Lançado originalmente na Europa em 1983 e trazido ao Brasil no ano seguinte, o Uno S se destacou por ser um modelo econômico e eficiente, características que o tornaram um sucesso de vendas. A história do Fiat Uno foi marcante desde a sua chegada e deixou marcas enquanto um hatch acessível e econômico.
Equipado com um motor de 1.5 litros e 4 cilindros em linha, o Uno S 1.5 oferecia uma potência máxima de 63,6 cavalos a 5000 rpm e um torque máximo de 11,3 kgfm a 3000 rpm. Com um desempenho modesto, acelerava de 0 a 100 km/h em 14,1 segundos e alcançava uma velocidade máxima de 149 km/h.
O Uno S é conhecido por seu design compacto, ideal para rodar dentro da cidade. Seu comprimento é de 3644 mm, largura de 1548 mm, altura de 1445 mm e entre-eixos de 2361 mm. Pesando apenas 870 kg, o peso do carro contribuía para um consumo eficiente de combustível, fazendo em média 9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada.
Uno Mille
A escolha do nome “Mille” para o Fiat Uno foi uma estratégia inteligente da montadora italiana para destacar o motor de 1.0 litro e mil cilindradas. Essa legislação favorecia carros com motores entre 800 e 1000 cm³, oferecendo incentivos fiscais significativos.
Para atender as necessidades do mercado, a Fiat introduziu o Uno Mille como uma opção mais acessível e econômica. Com o surgimento de carros com designs mais arrojados – como o Corsa e o Gol – a Fiat fez pequenas alterações para mantê-lo na concorrência. Em 1990 chega ao mercado a versão quatro portas.
Uno Fire 1.0
O Uno Mille era líder de vendas em 2001. Pensando em manter a liderança, entraram com o modelo 1.0 Fire no mercado. Ele foi o 14º motor introduzido no Uno Mille, que, anteriormente, já havia sido equipado com motores 1.0, 1.05, 1.3 e 1.5 Fiasa, além dos Sevel 1.4 e 1.6.
A característica do Fire eram os quatro cilindros em linha, oito válvulas (duas válvulas por cilindro), injeção eletrônica multiponto, comando de válvulas simples no cabeçote e correia dentada.
O novo Uno Fire tinha 2 cv a menos, chegando a 55 cavalos de potência. Era mais leve em 20% e contava com uma melhor distribuição de torque, passando de 8,1 kgfm para 8,5 kgfm e entre 2.500 a 4.500 giros.
Uno Economy
Em 2004 a Fiat decidiu mudar o visual do Mille. O modelo ganhou novos faróis, lanternas e grade dianteira. A versão Economy surgiu em 2008. Entre os novos detalhes, havia um que chamava a atenção: um econômetro, ponteiro do painel que auxiliava o motorista a rodar gastando menos combustível.
Novo Uno
Mesmo tendo feito história, o Fiat Uno teve seu design original aposentado em 2013, cedendo espaço para as rigorosas normas de segurança. Para se manter relevante no mercado, a Fiat apresentou em 2010 o Novo Uno, que trouxe uma revolução estética com linhas mais modernas, sem perder a essência do modelo clássico. O carro foi equipado com o motor EVO, prometendo mais eficiência e desempenho.
Avançando para 2014, a Fiat elevou o patamar com o lançamento do Novo Uno Evolution. Este modelo não só ostentava um design mais refinado, mas também incorporava tecnologias avançadas, como o sistema start-stop — uma inovação que desliga automaticamente o motor durante paradas.
Uno Grazie Millie
O hatch da Fiat ganhou uma despedida digna com a série Grazie Millie, que significa “muito obrigado” em italiano. Com mais de 3,7 milhões de unidades vendidas, o Uno Mille se despediu do mercado com uma edição limitada de 2.000 unidades. O hatch vinha na cor Verde Saquarema, além de ter o interior personalizado e adesivos comemorativos que atestavam a sua exclusividade.