Cinema: conheça os clássicos que marcaram época

Relembre sete carros que brilharam nas telas do cinema e são lembrados até hoje por seus fãs


Por Mariana Batelli

Vamos dar uma voltinha pelo mundo do cinema e relembrar os carros que fizeram nossos corações acelerarem. Dos clássicos aos modernos, esses carros são tão importantes quanto seus protagonistas. Aperte o cinto e embarque numa viagem de nostalgia!

1. Lotus Esprit – 007: O Espião que me Amava 

O Lotus Esprit é um dos carros mais memoráveis da franquia James Bond, especialmente pela incrível capacidade de se transformar em um submarino. No filme, James Bond dirige o Lotus Esprit enquanto investiga o magnata do transporte Karl Stromberg.

Durante a perseguição, o Lotus Esprit revela a habilidade de lançar cimento no para-brisa de um carro perseguidor, além de lançar torpedos e minas submarinas. Bond é forçado a saltar com o Esprit de um cais e o carro se transforma em um submarino.

2. Aston Martin DB5 007 contra Goldfinger

O Aston Martin DB5 teve a sua estreia em 007 contra Goldfinger em 1964. Além da elegância que o carro conferia ao espião, ele também era equipado com assento ejetor, metralhadoras ocultas e uma cortina de fumaça.

O DB5 cativou tanto que reapareceu em outros filmes da franquia James Bond, incluindo “Thunderball”, “O Amanhã Nunca Morre”, “Casino Royale” e “Skyfall”, solidificando o seu status de lendário.

3. Fusca 1963 Herbie

O fusca mais querido das telinhas do cinema já apareceu em diversos filmes da Disney, como Se o meu Fusca Falasse, As Novas Aventuras de Fusca e Herbie – Meu Fusca Turbinado.

Nos filmes, Herbie é um fusca conhecido pela personalidade ímpar e habilidades quase humanas. Ele é representado por um fusca 1963 cor branco pérola, com listras vermelhas e azuis e o número 53 pintado na lataria.

Herbie 1963 / Wikimedia Commons

4. Ford Falcon XB GT (V8 Interceptor): Mad Max

O Ford Falcon GT de 1973 é um dos muscle cars mais icônicos do cinema, especialmente por sua aparição na franquia Mad Max. O V8 Interceptor era um carro projetado para ajudar a fictícia polícia da Austrália, a Main Force Patrol, a capturar gangues de motocicleta que roubam combustível.

O modelo original vinha equipado com um V8 5.8 de 300 cv. No entanto, o carro utilizado nos filmes passou por modificações significativas para adquirir um visual ainda mais robusto. No filme, o famoso V8 Interceptor é preto, tem detalhes foscos, saídes de escape nas laterais, blower e um body kit aerodinâmico.

Réplica V8 Interceptor / Wikimedia Commons

5. GigaHorse: Mad Max

Outro carro que não passa despercebido em Mad Max é o Gigahorse: movido por dois motores V16, o veículo é a junção de dois Cadillacs Deville 1959 erguidos por rodas duplas traseiras de 2 metros.

6. Scooby Doo

Scooby Doo, Where Are You! estreou em 1969, no auge da moda hippie. Desde essa época, os fãs debatem as origens da Mystery Machine: não se sabe se é uma Dodge A100, um furgão Chevrolet G-Body ou um Ford Econoline.

Essa controvérsia é alimentada no filme Scooby-Doo de 2002, dando a entender que a Mistery Machine é uma 1972 Bedford CF, mas o veículo promocional do filme foi feito em uma van GMC de 1976. 

Van Scooby Doo / Wikimedia Commons

7. Ecto-1 – Caça-Fantasmas 

Baseado em um Cadillac Miller-Meteor Ambulance Fleetwood 1959, o Ecto-1 era uma ambulância preta em péssimo estado de conservação. Dr. Ray Stantz viu potencial no veículo e o transformou no companheiro ideal dos Caça-Fantasmas. Equipado com luzes giratórias no teto e uma sirene para lá de única, o Ecto-1 estava sempre pronto para enfrentar o sobrenatural.

No segundo filme, o carro recebeu um upgrade e foi renomeado para Ecto-1A depois das denúncias de que o carro estava abandonado no set de gravação em condições ruins. No mais recente filme da franquia, Caça-Fantasmas: Mais Além, a ambulância resurgiu nas telas do cinema depois de ser completamente restaurada.

Sair da versão mobile