Você conhece a história da frota dos carros utilizados pela Presidência da República? Ela começa no início do século 20, em 1907 por meio de 13 automóveis enviados pela fabricante francesa Charron, Girardot & Voigt (C.G.V.).
O automóvel possuía gasolina de 4 cilindros e 24 cavalos. Outro destaque dos modelos utilizados pela Presidência da República, na época, foi o Renault Type CB town Car.
O primeiro automóvel a participar de uma cerimônia de posse foi o Packard, em 1922, pelo então presidente Artur da Silva Bernardes. Logo depois vieram os modelos KB Conversível e Cadillac Derham.
Até que em 1952, encomendado pelo presidente Getúlio Vargas, chegou ao Brasil o modelo Rolls-Royce Silver Wraith. A utilização do modelo aconteceu em cerimônias de posse da Presidência da República, ou em datas comemorativas. Por exemplo, o 7 de setembro – data da Independência do Brasil.
Para este modelo, duas unidades vieram da Inglaterra. Diversas autoridades políticas e chefes de estado já estiveram neste automóvel, como a Rainha Elisabeth II, o presidente da França Charles de Gaulle, o astronauta Yuri Gagarin e a Miss Universo 1963 Ieda Maria Vargas.
Já na década de 1960, a Presidência da República escolheu o modelo Willys Itamaraty Executivo como automóvel oficial.
Carros nacionais oficiais
Nas décadas seguintes, alguns modelos nacionais se tornaram carros oficiais da Presidência da República. Em primeiro lugar, dois modelos nacionais da Ford foram escolhidos: Landau e o Galaxie. Os carros tinham câmbio automático, de 3 velocidades e comandos internos nos retrovisores.
Em contrapartida, outros modelos mais modernos vieram na sequência, como o Ford Lincoln Town Car, o Chevrolet Opala Diplomata, o Chevrolet Omega, o Ford Edge e o Ford Fusion.
Por fim, em janeiro de 2024, a Presidência da República recebeu o modelo BYD Tan, um carro 100% elétrico, para ser utilizado durante 1 ano em forma de comodato. O automóvel conta com dois motores elétricos, bateria de 86,4 kWh e autonomia de 309 km.