24 de novembro de 2024

PUBLICIDADE

Conheça três mulheres que revolucionaram o setor automotivo

Descubra a história de mulheres inspiradoras que batalharam para conquistar seu espaço no setor automotivo


Por Mariana Batelli Publicado 17/05/2024 às 17h34
Ouvir: 00:00

A importância das mulheres na sociedade vem sendo cada vez mais reconhecida. Ao longo de muitas batalhas e vitórias, essas mulheres se tornaram verdadeiras agentes de mudança. Confira:

Bertha Benz: a Primeira Motorista a Desafiar Distâncias

Bertha Benz, casada com Karl Benz – co-fundador da Mercedes-Benz – entrou para a história ao realizar a primeira viagem de longa distância em um automóvel em pleno 1888.

Em um ato de audácia, ela percorreu 106 quilômetros até a casa de sua mãe com seus dois filhos utilizando o Motorwagen, um triciclo inovador com motor de 1.6 litros.

A viagem, feita em segredo e iniciada com o carro sendo empurrado para não alertar o marido, provou a eficácia dos veículos motorizados e marcou um momento significativo tanto para o setor automotivo.

image-1-5
Bertha dirigindo o primeiro protótipo de carro motorizado / Reprodução

Mary Anderson: A Visionária do Para-Brisas

Em meio ao caos do trânsito agravado pelo rigoroso inverno, Mary Anderson percebeu a dificuldade dos motoristas em manter a visibilidade, então ela esboçou em seu caderno um dispositivo que viria a ser um dos mais importantes para a segurança automotiva: o primeiro limpador de para-brisas.

A invenção de Anderson era surpreendentemente simples, porém revolucionária: um rodo acionado por uma manivela dentro da cabine, em um design que não difere muito dos sistemas que conhecemos hoje.

Infelizmente, a ideia de Anderson não foi imediatamente reconhecida. O dispositivo se tornou popular no setor automotivo mas o reconhecimento foi feito por meio de outras patentes.

image-1-6
Mary Anderson / Reprodução


Florence Lawrence: Criadora das Setas e Luzes de Freio

Florence Lawrence, uma atriz inovadora do Canadá, deixou sua marca tanto nas telas de cinema quanto no setor automotivo. Florence se destacou como inventora em 1910, quando criou sistemas que mais tarde seriam utilizados para a criação das luzes de seta e de freio. Sua mãe, Charlotte A. Bridgwood, também foi inventora. Juntas, criaram o limpador elétrico de para-brisas. Chegaram a fundar uma fábrica mas tiveram que encerrar a produção após a Crise de 1929.

image-1-7
Florence Lawrence / Reprodução


PUBLICIDADE

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *