A popularidade do DeLorean DMS-12 fez com que a própria DeLorean Motor Company criasse um protótipo chamado Alpha5. O novo modelo tem a assinatura do estúdio ItalDesign e traz referências ao DeLorean, como as marcantes portas asa de gaivota.
O novo modelo será elétrico com aceleração de 0 a 100 km/h em 2,99 segundos e velocidade máxima de 250 km/h. Com a carga das baterias, consegue rodar até 480 km.
O que se sabe até agora é que a DeLorean irá produzir apenas 88 unidades do novo Alpha5, número referente a velocidade necessária (88 km/h) para o carro do filme viajar no tempo.
Segundo a montadora, o modelo será fabricado a partir deste ano.
De carro esportivo a ícone do filme “De Volta para o Futuro”
No lançamento de “De Volta para o Futuro”, o DeLorean era apenas um carro esportivo. Agora, quase quatro décadas depois, ele é uma raridade cobiçada por colecionadores.
A ideia inicial era fazer a máquina do tempo dentro de um frigorífico mas o diretor do filme, Robert Zemeckis, concluiu que seria perigoso fazer essa associação já que crianças poderiam se trancar em frigoríficos para simular a viagem no tempo.
Foi então que chegaram à conclusão de usar um carro para fazer a viagem no tempo. O modelo escolhido foi o DMC-12 DeLorean por causa da excentricidade do modelo com as famosas portas asa de gaivota – que abrem para cima e não para os lados. Zemeckis acreditava que o visual do carro combinava perfeitamente com a personalidade peculiar do Dr. Emmett Brown, o icônico cientista do filme.
Tanto que há referência sobre a escolha do carro no filme, quando Marty Mcfly é convidado pelo cientista a testar a engenhoca e pergunta o porquê do Dr. ter escolhido um DeLorean, no que ele responde: “Do jeito que eu vejo, se você for construir uma máquina do tempo em um carro, por que não fazer com algum estilo?”.
Curiosamente, são utilizadas várias unidades do mesmo modelo no filme. O veículo com mais destaque é designado como o “carro do herói”, ou seja, o modelo com mais detalhes e mais bem feito protagoniza as cenas principais.
Destino do DeLorean DMC-12
A unidade mais importante, chamada de “unidade A”, passou anos em mau estado de conservação em um estúdio da Universal, em Orlando, até ser restaurado e virar relíquia no Petersen Automotive Museum, em Los Angeles.
Especificações técnicas
O DMC DeLorean tem sob o capô um motor V6 2.8 12V. À gasolina e com injeção eletrônica multiponto, o modelo conta com potência de 132 cv e torque máximo de 21,1 kgfm, câmbio manual de 5 marchas e tração traseira.
A suspensão independente possui sistema multibraço, freios a discos sólidos e pneus 195/60 R14 (dianteira) e 235/60 R15 (traseira).
Medidas: comprimento de 4,27m; largura de 1,85m; altura de 1,17m; e entre-eixos de 2,41 m.