Descubra como o Fiat 147 revolucionou a indústria automotiva brasileira
O 147 marcou o início da história da Fiat no Brasil
Em 1973, a Fiat anunciou que começaria a produzir carros no Brasil. Três anos depois, em 1976, o Fiat 147 foi lançado como o primeiro carro de passeio produzido em larga escala no país. Derivado do italiano 127, o 147 se destacou pelo design inovador e arrojado.
O Fiat 147 é uma versão aprimorada do modelo italiano 127, que chegou a emplacar 500 mil unidades de venda. O seu sucesso foi tamanho que a Fiat Brasil resolveu utilizar as melhores características do modelo europeu para desenvolver o 147.
Como resultado dessas melhorias, o 147 inovou trazendo um motor dianteiro transversal e suspensão independente nas quatro rodas. O estepe no cofre do motor ampliou o porta-malas, ampliando o espaço interno e garantindo comodidade e conforto.
Além disso, o Fiat 147 foi o primeiro carro movido 100% a álcool no Brasil. Com um motor 1.3L, o veículo conquistou os consumidores que buscavam um automóvel econômico e de baixo custo.
Para o lançamento, a Fiat apostou suas fichas na publicidade. Uma campanha icônica envolveu abastecer o Fiat 147 com apenas 1 litro de gasolina para percorrer os 14 km da ponte Rio-Niterói. Em outra ação bem pensada, colocaram o Fiat 147 para descer as escadarias da igreja da Penha no Rio de Janeiro, demonstrando que o veículo dá um show de versatilidade.
O Fiat 147 conquistou o coração dos brasileiros e se tornou um sucesso de vendas. Além disso, abriu caminho para a consolidação da Fiat no Brasil, que hoje é uma das principais montadoras do país.
Ao longo dos anos, a Fiat continuou a inovar e lançou diversos outros modelos de sucesso, mas o Fiat 147 sempre será lembrado como o carro que marcou o início dessa jornada fascinante.
Sua história é um exemplo de como a paixão pela inovação pode transformar uma marca.