A Mercedes-Benz Coupé 300 SLR Uhlenhaut entrou para a história ao ser leiloada por um valor recorde de 135 milhões de euros (equivalente a mais de R$ 700 milhões), tornando-se o carro mais caro já vendido em um leilão. O evento ocorreu em maio, organizado pela RM Sotheby’s, e o modelo foi adquirido por um colecionador anônimo. Essa venda elevou o veículo ao status de item de colecionador mais caro do mundo, superando o recorde anterior que pertencia à Ferrari 250 GTO de 1962, vendida por cerca de R$ 200 milhões em 2018.
- Exemplar de Kombi 1962 é um dos mais raros do mundo. Saiba porquê
- Packard Twelve 1938: A Joia da Alta Sociedade
- ‘Carro antigo é investimento’, diz Alex Fabiano, especializado em veículos de coleção
Exclusividade e História
A Mercedes-Benz Coupé 300 SLR Uhlenhaut é uma peça única não só pelo valor atingido, mas também por sua história. Apenas duas unidades foram produzidas, e o outro modelo está em exibição permanente no Museu da Mercedes-Benz em Stuttgart, Alemanha. O carro leiloado pertenceu à marca alemã até então, marcando apenas pouco mais de 6.000 quilômetros rodados.
O modelo foi projetado a partir do W 196 R, o carro de corrida que conquistou dois campeonatos mundiais com o lendário piloto Juan Manuel Fangio. O Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut foi desenvolvido para ser uma versão de estrada, mas manteve as características de alta performance, equipado com um motor 3.0 de oito cilindros, capaz de atingir 290 km/h. Ele foi utilizado pessoalmente por Rudolf Uhlenhaut, o engenheiro-chefe responsável pelo seu desenvolvimento, o que o torna ainda mais valioso.
Impacto da Venda
Além de entrar para a história dos leilões, o valor arrecadado com a venda do Mercedes-Benz Coupé 300 SLR será destinado a um fundo de bolsas de estudo, criado pela Mercedes-Benz. O objetivo desse fundo é apoiar jovens em projetos de ciências ambientais e descarbonização, uma iniciativa voltada para o futuro da mobilidade sustentável. O carro, apesar de ter sido adquirido por um colecionador particular, continuará acessível para exibição pública em ocasiões especiais, conforme anunciado pela marca.
Comparação com Outros Itens de Leilão
O valor alcançado pelo raríssimo modelo o coloca entre os 10 objetos mais caros já vendidos em leilões na história, lista que inclui obras de arte de renomados artistas como Leonardo da Vinci e Pablo Picasso. Esse fato ressalta a raridade e importância histórica do modelo, que completa 69 anos em 2024 e continua sendo uma referência no mundo automotivo.