Tiago Kfouri dirigiu carro acelerado por Senna e levou Gol do Brasil para os EUA
Em entrevista ao Central dos Clássicos, o influencer falou sobre trajetória e sobre temporada que passou com carro no exterior
“Eles foram sempre usados para lembrar de algum momento da minha vida”, é assim que o criador de conteúdos Tiago Kfouri define seu amor pelos carros. Ele tinha apenas dez anos de idade quando foi convidado pelo pai para ir a um evento em São Paulo que marcaria a chegada do Audi no Brasil.
Tiago é um entusiasta do automobilismo e é o proprietário do canal Macchina, que conta com 512 mil seguidores no Youtube. Além disso, ele posta conteúdos de forma recorrente no Instagram, em um perfil com cerca de 374 mil seguidores.
Desde que eu me conheço por gente, as minhas memórias mais antigas estão relacionadas com carros. Algo meio sem explicação e que acontece de forma natural. Sempre lembro dos carros que eu tinha para todas as situações da minha vida, diz
Outra curiosidade da história de Kfouri é que ele é proprietário de um veículo GOL GLR, que inclusive viajou junto com ele para os Estados Unidos. O entusiasta já tinha uma carreira de sucesso na indústria automotiva e decidiu se mudar para os EUA em 2015. Na época, houve um grande dilema com essa decisão: levar ou não o seu xodó, que era o Gol 1991.
O Gol GLR foi comprado em 2010 de sua primeira dona com apenas 26 mil quilômetros rodados. Durante os sete anos seguintes, o GLR virou celebridade no mundo dos carros personalizados no Brasil.
Até Rubens Barrichello chegou a pilotar um Gol em uma gravação do programa “Acelerados” e se surpreendeu com qualidade do upgrade feito no veículo. Foi ali então que Kfouri decidiu levar carro para os Estados Unidos.
Ele deu baixa no documento do carro no Detran e contratou uma empresa especializada em exportação de bens para a América do Norte. Com isso, levou o carro em 2018 para os EUA. Sempre que podia, Kfouri utilizava o Gol para os seus compromissos diários e chegou até a fazer um upgrade no carro.
Ligação com Ayrton Senna
No evento em que ele esteve em Interlagos na época, o tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, pautou uma reportagem exclusiva com a revista Quatro Rodas para anunciar que a Senna Import seria a representante oficial da Audi G no país.
No evento, o piloto anunciou dois dos quatro modelos que seriam comercializados no Brasil: o S4, versão esportiva do Audi 100, e o S2, versão esportiva do Audi 80. A reportagem foi publicada apenas em 2021. Afinal, em 1994 os planos mudaram já que Ayrton Senna morreu após um grave acidente durante o GP de San Marino, em Ímola, na Itália.
Tiago Kfouri teve ligação com Ayrton Senna. Afinal, andou no Audi que o piloto dirigiu enquanto corria em Interlagos em 1994. A experiência foi exposta em um vídeo exclusivo sobre o assunto publicado em seu canal do YouTube, o Macchina BR. No vídeo, ele apresenta o Audi S2, de placa DDW1000, o carro pilotado por Senna. O veículo, hoje, faz parte de uma coleção.
Parceria com a FuelTech
Quem gosta de carros, preparação de motores e automobilismo já deve ter ouvido falar na FuelTech. A empresa é genuinamente brasileira e foi fundada em 2003 pelo CEO global, Anderson Dick.
Uma das frases que norteia o pensamento da FuelTech é atribuída a Ayrton Senna: diz que em meio a uma prova com tempo bom, você não pode ultrapassar 10 ou 15 adversários. Mas numa corrida com tempestade, é possível. A empresa inclusive surgiu por causa de um trabalho de faculdade. (outros detalhes clique aqui)
Tiago teve contato com Anderson Dick no final de 2018. Na época, ele tinha acabado de vender um Mustang nos Estados Unidos e desejava ter um Corvette na garagem. “Ele tinha um Corvette igual ao meu.
Fui para Atlanta, dava 1300 km de distância. Peguei, atravessei para os EUA, fui para Georgia, conversarmos bastante. Numa das nossas conversas eu falei que ele precisava dar uma cara para a comunicação da empresa
Tiago assume a comunicação com o intuito de melhorar a conexão com o público. “Em 4 anos, eu guiei uns 200 carros preparados. Canal tem sido super legal, dando uma cara, mostrando quem é o cliente. É algo que vejo que dá muito certo!”.
Criador de conteúdo
Com um crescimento pra lá de expressivo em seu canal no Youtube e conta no Instagram, Tiago Kfouri deu detalhes ao Central dos Clássicos sobre como começa sua história no mundo online. Foi em um tempo inclusive onde o online não tinha tanta força: 2003.
Um amigo meu criou um site na época que tinha câmeras digitais, mas não tinha email. Só uma forma de registrar as experiências que temos sobre rodas. A gente começou a fazer um trabalho, era tratado como um hobbie compartilhar essas vivências sobre rodas. Ficava aquele desejo de transformar isso como um negócio. Só fui levar isso como um negócio ao mudar para os EUA em 2013
Tiago destaca que com o tempo começou a entender a complexidade de que era criar conteúdo para as redes sociais. “Tive um estalo quando o Facebook tinha acesso para fazer live tinha 400 mil seguidores. Pensei que era legal abrir a live com o carro tendo algum tipo de reação, um ronco! E deu certo”.
O canal efetivamente começa em 2017 quando o entusiasta do automobilismo decide fazer um posicionamento de marca. “Em agosto eu postei o primeiro no canal, em 2017. Eu acreditava que tinha que ter um compromisso com a audiência. Na mesma maneira que se eu tivesse isso, eu tinha que carregar o princípio que eu tinha que trabalhar um conteúdo próprio”.
A história do canal começou enquanto Tiago estava nos Estados Unidos. Ao montar a própria web série, ele conta que realizou um sonho de criança.
Uma história legal é muito maior que uma marca ou modelo. Reuni dentro do carro uma comunidade de pessoas que gostam de carro. Eu nunca ia imaginar que um projeto meu iria contar com toda essa história, afirma
Com o tempo, ele reforça que conseguiu contar a história de acordo com os próprios sentimentos. “Trago a minha verdade. Isso não mudou, isso facilita muito. As pessoas foram conquistadas com as histórias que eu criei. Sempre fui claro nos meus sentimentos, desejos, a nossa assinatura. O ‘dirijo que você ama’ é justamente essa coisa do que se te coloca um sorriso no rosto quem sou eu para questionar?”.
Futuros projetos
Sobre suas novas “andanças” pelo mundo do automobilismo, Tiago revelou a Central dos Clássicos que está trabalhando em várias frentes:
“Eu consegui tirar do papel diversas questões. Uma delas é de ser embaixador de marcas como a Motul e D20. A gente fez um trabalho que deu um baita resultado. Eu agora tenho vontade de aumentar o número de clientes, para motos, jet-ski, blindagem, óleo, concessionárias para carro, entre outros”.
Tiago ressalta que o que importante é não ficar parado. “To com um carro uma hora enquanto o outro está trocando pneu, fazendo outra. Quero ampliar isso e a gente tem projetos para desenvolver outros setores. Temos alguns eventos que queremos retomar, inclusive alguns projetos com o Corolla”, contou.