VW venderá certidão para evitar falsificações de carros clássicos
A Volkswagen está para lançar no Brasil um novo serviço de certificação de carros antigos. A ideia é disponibilizar ao proprietário uma espécie de certidão de nascimento do veículo, com detalhes como data de produção, a cor e a numeração do motor que o acompanhava quando saiu da fábrica, além de confirmar a versão e os equipamentos do veículo.
Este serviço, que já era oferecido pela matriz na Alemanha, pode permitir que colecionadores identifiquem carros clássicos falsificados, como versões mais simples que foram caracterizadas como outras mais caras, ou mesmo identificar carros que foram descaracterizados e poderão ter sua originalidade recuperada.
Esse certificado terá um custo de R$ 500, além do frete, e estará disponível apenas para veículos com pelo menos 20 anos de fabricação e em nome do solicitante, que deverá fornecer o chassi, modelo e o ano de fabricação do carro. O pedido será feito por meio de um site.
Após a solicitação a Volkswagen terá 10 dias úteis para informar se os dados do veículo solicitado foram encontrados ou não, pois alguns documentos manuscritos poderão não estar disponíveis. Só então o cliente receberá um link para pagamento do certificado.