Ace Café: saiba como surgiram as famosas motos café racer


Por Assessoria de Imprensa

Certamente você já viu elas por aí. Inclusive, pode ser um de seus infinitos adoradores ao redor do mundo. Mas sabe como iniciou a sua história? Conheça o ‘Ace Café’, o berço das famosas motos café racer. Um local que renasceu da Segunda Guerra e deu origem a uma forte cultura sobre rodas.

Ace Café e as motos café racer

O Ace Cafe é o ponto mais famoso do mundo quando o assunto são motos café racer. O local foi fundado em 1938, como um café para caminhoneiros. Sua localização era estratégica, fisgando quem saia para a North Circular Road, um “rodoanel” que dava acesso pelo norte de Londres.

Ace Cafe nasceu como uma despretensiosa parada bem localizada

Contudo, pela sua proximidade com a cidade e a sua localização – em uma das principais artérias da região – o ponto ficava aberto 24 horas. E talvez por isso acabou por atrair muitos motociclistas. Entretanto, durante a Segunda Guerra Mundial o prédio foi muito avariado e acabou fechando.

Foi somente em 1949 que o velho café foi reconstruído, já como um restaurante fino. E com o aumento do tráfego, muitos jovens motociclistas passaram a frequentar o local. Atrativos como ouvir rock nas máquinas caça-níquel chamavam o público na época.

Foi após sua reinauguração 1949 que a época de ouro e fama do Ace Cafe começou

Mas o destaque foi o que o Ace Cafe conseguiu fazer: juntar a indústria de motos britânica (que estava no auge) com o rock que estava em ascensão, também. O que mais precisaríamos para dar origem às motos café racer?

Criando a cultura café

‘Gangues’ de motociclistas se infiltraram e passaram a frequentar o Ace Cafe. E por lá esse público começou a realizar pequenas corridas. Se dava a largada ao começar uma música e as apostas eram que o piloto chegaria de volta antes que a música acabasse.

Marcas, costumes e excêntricas criações como a TriTon formaram a cultura café racer nascida no Ace

O local foi então a plataforma para o surgimento de muitos pilotos famosos e marcas também. Os mais entendidos em mecânica criaram a “TriTon” para rodar por lá. Era a combinação de peças de motocicletas Triumph e Norton. Ou seja, era o começo das customizações que viriam a se chamar café racer.

Entretanto, os jornais da época classificavam o famoso ponto como um endereço onde “pessoas decentes” não deviam frequentar…

Acabou o café?

Mudanças na ordem social, o crescimento da indústria de motos japonesas e da própria indústria automobilística em detrimento das motocicletas, fizeram com que o Ace Cafe servisse seu último prato em 1969. Contudo, em 1993, Mark Wilsmore colocou em prática a sua ideia de reeditar o saudoso ponto de nascimento das motos café racer. Ele começou promovendo um evento anual, em que se comemorava a data de fechamento do bar original – o “Ride With The Rockers”.

Reaberto, Ace Cafe segue vivo em Londres

Mas foi no  25º aniversário do fechamento do café original que Mark reabriu o bar definitivamente, em 4 de setembro de 1994. Desta forma, hoje o ponto é aberto e uma visita obrigatória para quem deseja conhecer o berço das motos café racer.

Publicado primeiro por

Sair da versão mobile