Antes de CG ou Sahara; conheça as primeiras motos Honda no BR
As motos Honda são conhecidas literalmente por todos os brasileiros. E não teria como ser diferente, pois a marca está presente no país com representação oficial há mais de 50 anos e é a dominante em nosso mercado.
Sua história por aqui é repleta de clássicos, como as icônicas Hornet e Sahara – nome que foi sucesso nos anos 1990 e voltou ao lineup -, bem como estrondosos sucessos de vendas, entre eles Biz e a street CG. Porém, os primeiros passos da companhia no Brasil aconteceram muito antes de qualquer um destes modelos ganhar as ruas. Relembre o início de tudo.
As primeiras motos Honda no Brasil
Diga-se de passagem, a história das motos Honda no Brasil começou há 67 anos. E foi acelerando em Interlagos. Em 1954, a fabricante ainda era novata quando chegou para sua primeira corrida de motos fora do Japão – sim, os japoneses atravessaram o mundo e escolheram o Brasil para sua primeira aparição em competições internacionais.
A ocasião era de um festival de velocidade, durante o IV Centenário da cidade de São Paulo. Desta forma, a marca enviou um piloto e um modelo R125, para a competição. Entretanto, depois de uma corrida a moto foi vendida para custear o retorno da equipe ao Japão e perdida no Brasil. Saiba todos os detalhes dessa história aqui.
Passado esse pitoresco capítulo, no final dos anos 1960, as primeiras motos Honda começaram a ser vendidas no Brasil. Eram modelos ainda importados, com motores de 50 cc (C110), 65 cc (CS 65) e 90cc (CM 90), mas já com motores 4 tempos.
Todas eram motonetas, antecessoras da popular C 100 Dream, já com a famosa embreagem automática e câmbio de quatro marchas. As novidades vinham importadas por representantes oficiais – com a COBRI, de São Paulo.
Veja também:
- 30 anos após Senna, motor da Honda é campeão na F1
- MotoGP vs Fórmula 1; Veja quem é mais rápido
- Campeão da F1, Verstappen já foi proibido de pilotar motos
O começo do grande mercado
A Honda instalou-se oficialmente no Brasil em 1971, ainda oferecendo motos importadas. Apenas 5 anos depois, foi inaugurada a fábrica da marca, no recém-inaugurado polo industrial de Manaus.
Aliás, foi da nova fábrica de onde saiu a primeira CG. Enfim, de lá para cá, a marca cresceu e se tornou a maior marca de motos do país, já a popular CG se tornou o veículo mais vendido do Brasil de todos os tempos! São mais de 14 milhões de unidades produzidas. Só em 2023, quase 420 mil CG’s ganharam as ruas.