A BMW R 1200 GS foi a aventureira que chegou primeiro ao posto de bigtrail mais vendida do mundo. Sucesso no Brasil e exterior, o modelo ficou no mercado por nada menos que 14 anos! Em todo esse tempo, a motocicleta ganhou uma série de mudanças e versões, relembre.
BMW R 1200 GS
A BMW R 1200 GS foi apresentada em 2004, como substituta da R 1150 GS, mas chegou ao mercado em 2005, já como modelo 2006. A novidade, cerca de 30 kg mais leve e também 19% mais potente que a antecessora, produzia 100 cv e marcava 260 kg na balança.
Contudo, ainda em 2008, a moto recebeu aumento de potência para 105 cv e um novo sistema de freios ABS II (anti-lock braking system). A eletrônica ainda evoluiu com o ajuste eletrônico da suspensão (ESA), Controle Automático de Estabilidade (ASC) e novo sistema de controle de tração.
Logo em 2010, a BMW R 1200 GS teve a parte de cima do cilindro revisada e recebeu eixo de comando de válvulas duplo. Desta forma, o limite de linha vermelha no conta-giros aumentou para 8.500 rpm e o conjunto passou a entregar 110 cv a 7.750 rpm. Além disso, um novo flape no escape deu novo tom ao ronco do motor.
R 1200 GS com refrigeração líquida
A partir de 2013 o modelo ganhou motor com refrigeração líquida. Com o novo propulsor a motocicleta passou a entregar 15 cv a mais de potência máxima. Entretanto, a aventureira acabou ganhando cerca de 9 kg a mais de peso.
De 2014 a 2016 aconteceram atualizações pontuais, como a adição de opções como os faróis de LED, sistema de ignição sem chave, quickshifter e sistema anti-furto. Um assento de altura mais baixa também era opcional. Por fim, um novo modo de ABS foi disponibilizado, junto de uma atualização de software.
Para 2016 a BMW 1200 GS recebeu um facelift, apresentando uma repaginada em seu visual. Junto disso, ganhou alterações técnicas no motor para atender às exigências europeias da legislação Euro4.
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Visual e versões
O modelo seguiu no mercado até setembro de 2019, quando chegou ao Brasil a nova geração R 1250 GS. Contudo, nos 14 anos em que esteve no mercado a GS 1200 teve uma série de versões.
A topo de linha foi a BMW R 1200 GS Adventure, que contava com protetor de motor, rodas raiadas, tanque de combustível maior (com 10 litros), bolha mais alta, faróis auxiliares e assento (assim como as suspensões) mais alto.
Além disso, a GS 1200 tinha disponíveis as versões Exclusive e Rallye. O pacote Exclusive trazia itens de requinte ao modelo, enquanto a Rallye tinha assento especial como regulagem, para-brisa esportivo, protetor de chassi, largos apoios para os pés e rodas raiadas.
Mais do que isso, a Rallye permitia um uso mais ativo no off-road, devido a suportes de mola mais longos, um curso de mola prolongado e a uma mola que deixava a suspensão mais rígida.
Por fim, a 1200 GS também tinha a versão Triple Black, com cobertura central do tanque, painéis laterais e pára-lama dianteiro em pintura preta metálica. Enquanto isso, os garfos recebiam um tratamento em preto anodizado.
Preço: quanto custa uma GS 1200
Como foi produzida por muitos anos, e em várias versões, é difícil precisar qual o valor médio de uma GS 1200. Além disso, seu preço irá depender do estado de conservação e acessórios instalados. Mas o modelo segue sendo uma boa opção de big trail aos que buscam uma moto grande e poderosa, mesmo já perto do lançamento da GS 1300 por aqui.
Segundo a Tabela Fipe, um exemplar da primeira safra custa aproximadamente R$ 35 mil no mercado de usados – falando de uma GS modelo 2005. Já uma topo de linha em seu último ano, GS 1200 Adventure Exclusive, tem preço perto dos R$ 88 mil. Consulte o preço de versões, modelos e anos específicos aqui.