Uma moto icônica do Rally Dakar foi arrematada por um preço menor que uma Honda Africa Twin! Isso mesmo, uma lenda da década de 1990 e com passagem pelo maior rali do mundo foi leiloada com um valor curioso. Um lance realmente baixo, ainda mais considerando a história da multicampeã Cagiva Elefant.
Moto icônica do Rally Dakar
Nas décadas de 80 e 90, as grandes motos aventureiras de dois cilindros dominavam o Rally Dakar. Eram máquinas que passavam frequentemente dos 200 km/h no deserto! E se hoje quem manda no Dakar são as monocilíndricas da Honda, KTM e GasGas, no passado entre os grandes nomes estava a italiana Cagiva.
Para ser mais específico, o modelo Cagiva Elefant foi uma dessas míticas motos do Dakar. Tinha suspensão alta, rodas de 21 e 18 polegadas, tanques de combustível dianteiro e traseiro e carenagem alta.
Um conjunto que conquistou o primeiro lugar no Dakar em 1990 e 1994, com o motor Ducati 900 SS. Isso foi possível porque, no passado, a Cagiva foi proprietária da Ducati. Assim, peças e tecnologia foram partilhadas por ambas as empresas.
Hoje a Ducati pertence ao grupo Audi, enquanto isso, o nome Cagiva repousa guardado em alguma gaveta da sua proprietária MV Agusta. No entanto, não faltam unidades da aventureira Elefant que são ricas em história.
Moto usada no Dakar em leilão
Recentemente, um modelo da Cagiva Elefant, genuína unidade participante do Dakar, foi a leilão. A motocicleta disputou a edição do Dakar de 1996 sob os comandos de Cyril Esquirol. Nada menos que um piloto, lenda do off-road francês, que detém o recorde de maior número de vitórias no agora extinto Gilles Lalay Classic.
No entanto, Cyril não se saiu tão bem no Dakar com a Elefant… Ele teve uma lesão na cabeça sofrida numa queda, que o forçou a abandonar o Rally mais cedo. Por fim, após o acidente, a moto regressou para casa, onde foi reparada, restaurada e colocada em exibição.
Recentemente, essa Cagiva Elefant 900 foi colocada à venda em leilão no site britânico Bonhams, com um preço inicial de 7.106 euros – menos de R$ 38 mil em conversão direta. No entanto, o modelo foi arrematado por 13.800 euros – cerca de R$ 73.500.
Ou seja, a mítica moto do Dakar saiu por um preço de Africa Twin 0km. No Reino Unido, a Honda parte dos 13.200 euros em sua versão de entrada, enquanto a Advenure Sports passa os 17 mil euros. Talvez por isso a Elefant tenha sido arrematada tão rápido.