Moto custom: há 30 anos, Honda e Yamaha traziam lendas ao BR


Por Assessoria de Imprensa

O ano era 1994 e o mercado de motos estava em ebulição. Inúmeros lançamentos sacudiam o exterior e, graças a possibilidade de importações, muitos produtos interessantes chegavam ao nosso país. Foi neste contexto, e neste calendário, que Honda e Yamaha trouxeram duas motos custom que logo se tornariam ‘lendas’ por aqui.

 

Moto custom: Honda e Yamaha lançavam ‘lendas’ no BR 

A Honda trouxe ao Brasil a Magna 750, uma poderosa moto custom movida pelo mesmo motor da esportiva VFR 750. Hoje é uma raridade e admirada pelo seu alto desempenho, com comportamento bem diferente do ‘padrão custom’.

Hoje rara e cobiçada, a Magna 750 era uma moto custom fora do padrão. Seu motor de 4 cilindros em V e arrefecimento a líquido beirava os 80 cv de potência

Já a rival Yamaha lançou a Virago 535. Era a menor opção da família de moto custom (uma vez que as 750 cc e 1100 cc já estavam por aqui, enquanto 250 cc viria um ano depois) e foi um sucesso. Até hoje é cobiçada por fãs da cultura custom, especialmente para projetos de personalização.

Virago 535 entregava mais potência que a Honda Shadow 600, que foi lançada mais tarde no Brasil

 

 

 

Magna e Virago

Com a Magna 750, a Honda procurou conquistar o mercado de custom de motos potentes. Como atrativos, o modelo tinha seu motor V4 embelezado pela adição de cromo e algumas aletas extras, além de escapamento cromado 4 em 4.

O assento da moto custom da Honda era baixo, com 710 cm, sendo o banco do passageiro removível. O quadro de aço era complementado por garfos de 41 mm, amortecedores duplos e um único disco na frente.

Magna 750 tinha como destaque o moto de 4 cilindros em V e claro, um belo visual de moto custom

Mas o grande atrativo mesmo foi o motor 4 cilindros em “V”, com total de 78 cv a 9.000 rpm e torque de 6.7 kgf-m a 7.250 rpm. Tudo isso acoplado na transmissão de 5 velocidades e comandos por corrente.

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Do outro lado, a Virago 535 era movida por um dois cilindros em V, com refrigeração a ar, que proporciona 45 cv a 7.500 rpm e 4.56 kgf.m a 5.000 rpm. Um conjunto que contribuía para a moto custom ser uma das “Harley-covers” que mais se aproximou da proposta original da marca norte-americana.

 

 

Moto custom, uma febre dos anos 90

Embora o nicho das custom/cruiser permaneça vivo até hoje, muitos modelos que desembarcaram nos anos 90 não permaneceram até muito além do início da década de 2000. Magna 750 e Virago 535 são dois exemplos.

Virago sobreviveu mais tempo no mercado que a Magna, porém ambas se despediram logo após a grande “febre” das custom nos anos 1990

A Magna 750 de 3ª geração permaneceu relativamente inalterada ao longo de sua vida. Contudo, foram apenas 4 anos em linha no Brasil, se despedindo em 1998. Deu lugar a mais bem sucedida linha Shadow da Honda.

Já a Virago 535 foi mais longe, ficando em linha até o ano de 2002. Mas com o passar dos anos, as Viragos de deslocamento maior foram retiradas de produção, sendo substituídas pelas séries de motocicletas V-Star e Road Star.

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