Motos BMW são a atração do museu de raridades em Curitiba

Fundador resgata a história das motos BMW por meio de raridades. Modelo mais antigo do acervo data de 1923


Por Mariana Batelli

João Ignaszewski pilotou uma moto pela primeira vez aos 17 anos, quando adquiriu uma BMW R 61 de 1938. A partir daí, não parou mais: desde 1975 o fundador do Museu BMW Curitiba coleciona motos BMW.

Ele tem se dedicado à restauração de vários modelos BMW ao longo dos anos. O foco principal é preservar a originalidade de cada motocicleta, garantindo que cada uma conte sua própria história. A moto mais antiga do local é uma R 32, ano 1923 – a primeira moto BMW.

R 32, ano 1923 – A primeira moto produzida pela BMW / Foto: Acervo Museu BMW

O museu particular de Ignaszewski é reconhecido como um dos principais acervos com motos BWM, considerando a quantidade de modelos e a qualidade da coleção. Atualmente, o acervo abriga cerca de 40 motocicletas, ocupando um espaço de 700m² divididos em dois andares.

Coleção Motos BMW / Foto: Klepacz

No andar superior, os visitantes encontram raridades dos anos 20 até os anos 1950, enquanto o andar inferior abriga modelos das décadas de 60 até os anos 90.

Entre as peças da coleção estão exemplares como a R 17, uma peça única de uma edição limitada de apenas 430 unidades, uma R 75 com sidecar utilizada na II Guerra Mundial e uma R 68 esportiva dos anos 50.

Acervo / Foto: Divulgação BMW

Para aqueles que desejam visitar o museu, os ingressos custam R$ 20 para homens e R$ 10 para mulheres.


Sair da versão mobile