Trazer parte da memória afetiva do público e muita diversão para as famílias dos amantes de carros antigos, esse é o Fernando Almeida Collection (FAC). O evento que começou em 2009 e deve ter a sua 15ª edição em março de 2024.
Em entrevista ao Central dos Clássicos, Fernando Almeida, um reconhecido colecionador de carros esportivos e antigos, contou como tudo começou. Idealizador do FAC, ele destaca que o intuito do evento está em reunir amigos apaixonados pelo antigomobilismo.
O evento é fechado, não é aberto ao público. Reúno amigos, familiares, clientes e parentes. Começou na casa do meu sogro em 2009, 2010, 2011 e 2012. Ele ajudou desde o começo, emprestou a casa dele, piscina, e isso aqui trouxe entusiastas de automóveis antigos do Brasil inteiro
Fernando explica que o evento foi confeccionado com o intuito de fornecer espaço para vários tipos de carros.
Qualquer pessoa que você esbarrar, encontrar, vai ver que é gente de bem. Exponho meus carros, tiro pouco eles da garagem, e 30 carros são meus e o resto de convidados. Pode ser um carro que vai de R$ 100 mil até R$ 1 milhão
Ele reforça que o evento têm ganho boa adesão. Afinal, a indústria de carros antigos cresceu muito nos últimos anos. “Tem gente que gosta mais de Opala, Maverick, tem cara que vem de moto, o evento acontece uma vez ao ano”.
Superando as expectativas
O número de participantes da 14ª edição do evento, em 2022, superou as expectativas. O esperado era o comparecimento de cerca de 400 pessoas e mais de 500 estiveram presentes.
A última edição do evento homenageou o VW Gol GT, um modelo em específico chamou bastante atenção dos participantes. Essa versão esportiva da marca que surgiu para corrigir o destino do automóvel que liderou o ranking de vendas durante 27 anos consecutivos.
Os convidados são cerca de 150. Mas cada pessoa leva amigos, familiares e isso faz com que 600 compareçam. A melhor parte é poder receber os familiares
Grandes nomes do antigomobilismo participam da organização do FAC: Fábio Costa e Roderjan Busato. A coleção de carros que é exposta durante os eventos pertence a Fábio e Fernando. Dentre os 130 carros expostos no FAC, 72 deles são da organização.
“Hoje eu tenho 12 carros e eu divido meu espaço com o Fábio que tem 60. Ao todo, são 72 carros. A maior parte deles é Volkswagen, mas ali tem Fiat, Opala…”, diz
FAC na 15ª edição
A próxima edição do FAC será em 24 de março. Um dos carros que será homenageado é o Gol FTE, A conversão do veículo proporcionou a coleta de informações em diferentes níveis da eletrificação, além de coletar dados técnicos sobre as alterações mecânicas e elétricas.
Outro carro que estará exposto é o Dodge Daytona Superbird. Além dele, o Escort XR3 e o Gol GTE também será apresentado.
“Cada ano um modelo esportivo será apresentado”, diz.
Como tudo começou
Apesar do projeto ter começado em 2009, a coleção de carros de Fernando se iniciou em 2004. Ele explica que sua paixão por carros veio desde criança. “A partir dos anos 2000 eu comecei a ficar melhor estabilizado financeiramente e resolvi comprar os carros que eu não podia quando era adolescente”.
Começou quando eu comprei um Passat Iraque. Há 12 anos eu vendi e refiz todo o carro. Foi para a Dona Áurea, que hoje costuma trazer os netos nos eventos FAC
Fernando destaca que essa paixão por carros antigos é uma tradição familiar. Com isso, o objetivo desses eventos FAC está em focar na qualidade dos carros antigos.
Além de promover trocas de experiências, o FAC abriu espaço também para as crianças ao oferecer um espaço kids. O sucesso do é tão grande que pessoas de outros estados comparecem ao evento.
“Quem vai aqui está em um ambiente familiar”, conclui.