CRLV 2024: prazo do licenciamento anual é prorrogado no RJ

Os prazos foram prorrogados e os proprietários de veículos do estado ganharam mais tempo para regularizar a situação.


Por Assessoria de Imprensa
CRLV 2024 RJ prazo
O licenciamento é 100% digital e teve o prazo prorrogado no Rio de Janeiro. Foto: Alexandre Simonini

Depois de apresentar vários problemas na atualização do CRLV 2024, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran/RJ), divulgou novo calendário de pagamento do licenciamento anual. Os prazos foram prorrogados e os proprietários de veículos do estado ganharam mais tempo para regularizar a situação.

Novos prazos para o CRLV 2024 no Rio de Janeiro

A publicação do novo calendário aconteceu no fim de março. Para os veículos com final de placa 0, 1 e 2, o prazo de licenciamento, que terminaria em 31de maio, vai agora até 31 de julho de 2024. Para os veículos com final de placa 3, 4 e 5, é possível fazer o licenciamento até 31 de agosto de 2024. E para os veículos com final de placa 6, 7, 8 e 9, o prazo final passa a ser 30 de setembro de 2024.

O licenciamento é 100% digital. Ou seja, para obter o documento de 2024, é necessário pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), obtida no site do Bradesco (www.bradesco.com.br).

Este ano, como o Detran.RJ já informou em seu site, também será necessário ter quitado o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e as multas de trânsito vencidas.

A determinação da quitação de IPVA assim como multas vencidas acontece pelo artigo 131, parágrafo 2º, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

No Estado do Rio de Janeiro, essa exigência estava suspensa pela Lei nº 8269/2018, sancionada em 27 de dezembro de 2018. No entanto, no ano passado o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional esta lei estadual.

CRLV 2024: documento digital ou impresso

Conforme o Detran, após a compensação dos pagamentos, o documento digital, chamado de CRLV-e, fica disponível para o usuário no Posto Digital Detran.RJ (acessado pelo site detran.rj.gov.br), no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O primeiro passo é se registrar no gov.br – portal do governo federal para documentação em geral.

Quem preferir pode solicitar a impressão do CRLV-e em papel A4 em um posto de vistoria do Detran.RJ.  

Publicado primeiro por
Sair da versão mobile