É comum encontrar motoristas que relatam dificuldades em dirigir carros com transmissão automática, muitos se acostumaram com a troca de marchas, posição dos pedais e o acionamento da embreagem. E quando são colocados em um veículo automático, podem se sentir “perdidos”. Da mesma forma, existem aquelas pessoas que preferem o automático ou possuem limitações e precisam conduzir carros mais tecnológicos. Pessoas com
deficiência ou PCD, por exemplo, sofrem para utilizar um câmbio manual de forma eficaz e segura. Sendo a única solução um automóvel com transmissão automática ou automatizada.
Com todo o avanço da tecnologia e aumento de dispositivos eletrônicos no veículo, o deputado Felipe Saliba (PRD/MG) criou um Projeto de Lei que propõe a prova prática da CNH sendo também em carro automático, com o objetivo de garantir que os futuros condutores estejam preparados para conduzir os dois tipos de veículos, e sabendo lidar com a variedade de equipamentos e sistemas presentes nos veículos atuais.
Continue lendo a matéria completa no Portal do Trânsito.