24 de novembro de 2024

PUBLICIDADE

IPVA atrasado pode resultar em remoção do veículo

Condutor pode ser inserido na Dívida Ativa dependendo do tempo de atraso.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 30/12/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00

Nessa época do ano muitos se preparam para viajar, aproveitar as férias e as festividades de final de ano fora de seu domicílio. Porém, se o IPVA não estiver regularizado, essa viagem de moto ou carro pode ter alguns riscos. Isso porquê conduzir o veículo com o IPVA atrasado impossibilita o Licenciamento. Em consequência, transitar com licenciamento vencido é infração gravíssima e multa de R$293,47.

Em meio a essa situação, o que o motorista pode fazer sem estourar o orçamento, já que não é mais possível aproveitar o desconto da parcela única oferecido anteriormente e nem o parcelamento oferecido por alguns Detrans?

Uma das opções é consultar todos os valores em aberto, seja com documentação e multas, e fazer um parcelamento junto as empresas que oferecem esse serviço, como é o caso da Zignet.

“Na instituição de pagamentos, seja pelo site ou pelo aplicativo ZigAuto, o usuário pode optar por um parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito”, afirma a empresa.

E se veículo estiver com mais de um IPVA atrasado?

Nesse caso, pode ser que o proprietário esteja inserido na Dívida Ativa. O recomendado é que o condutor acesse o site da Secretaria da Fazenda o estado no qual o veículo está cadastrado para confirmar.

Havendo a confirmação, basta imprimir o boleto e quitar. No site da Zignet, na aba parcelamento de boletos, também é possível dividir esse valor. Assim o condutor regulariza a situação do carro ou moto e não estoura o orçamento.

Ter o nome inscrito na Dívida Ativa do Estado implica em algumas consequências, como a dificuldade de obter financiamentos e prestar concursos públicos.

Lembre-se de sempre manter a documentação regularizada, assim como a CNH. E antes de viajar faça uma revisão no veículo.

Publicado primeiro por
PUBLICIDADE