O atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás está abarrotado de Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) que foram esquecidas pelos solicitantes. São condutores que pediram a segunda via, CNH definitiva, Permissão Internacional para Dirigir (PID), alteração de dados ou renovaram o documento e não buscaram o documento.
Só no atendimento da sede da autarquia estão cerca de três mil CNHs. De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, o número de documentos esquecidos é ainda maior.
“Enfrentamos o mesmo problema em todas as unidades – Ciretrans e Vapt Vupt”, pontua.
CNH digital
Um dos principais motivos do “esquecimento” das habilitações no atendimento é a crescente adesão à Carteira Digital de Trânsito. Com o aplicativo, o condutor que faz a renovação, por exemplo, tem o documento atualizado automaticamente mesmo antes da impressão.
Conforme o Delegado Waldir é temerário desprezar o documento físico.
“A tecnologia traz inúmeras vantagens. Porém, se der algum problema e o motorista precisar reinstalar o aplicativo, poderá precisar do código de segurança ou QR Code do documento físico para baixar a CNH novamente”.
Por mês, o Detran-GO emite cerca de 70 mil CNHs. Dessas mais de 50 mil são referentes à renovação, CNH definitiva, segunda via e alteração de dados. Como a CNH, por força legal, é um documento de guarda permanente, o Detran-GO não pode fazer o descarte. Ou seja, com isso, há uma sobrecarga nos arquivos físicos das unidades.
Para buscar o documento, não é necessário agendar. Basta procurar a unidade indicada no momento da solicitação, com um documento pessoal. O horário de funcionamento da sede do Detran-GO é das 8 às 17 horas.
Publicado primeiro por