24 de novembro de 2024

PUBLICIDADE

No RS cerca de 17 mil condutores são surdos ou utilizam próteses auditivas

Dia 26.09 é celebrado o Dia Nacional do Surdo e direito para dirigir é garantido por Lei para estes condutores.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 24/09/2024 às 13h30
Ouvir: 00:00
Condutores surdos
Pessoas com surdez podem obter a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores) e a CNH nas categorias A (moto) e B (carro). Foto: Elenaferns-photo para Depositphotos

A inclusão de pessoas com deficiência auditiva como motoristas é um passo essencial para garantir a igualdade de direitos e oportunidades na mobilidade humana. Por esta razão, no Dia Nacional dos Surdos, a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego do Rio Grande do Sul (ABRAMET/RS), lembra que o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores surdos não é apenas uma possibilidade permitida pela Lei, mas também uma forma de promover a autonomia e a independência dessas pessoas. 

A ABRAMET/RS analisou o número de deficientes auditivos habilitados no Estado do RS, com os dados atualizados do DETRAN/RS. A entidade verificou que dos 5,5 milhões de motoristas registrados, 1.482 são surdos ou possuem deficiência auditiva. Ou seja, isso representa uma pequena fração da população condutora. Além disso, outros 14.772 motoristas têm a obrigatoriedade de utilizar próteses auditivas para dirigir.

Continue lendo a matéria completa no Portal do Trânsito.
PUBLICIDADE