Nova técnica promete revolucionar produção de pneus com maior durabilidade
Inovação na medição molecular da borracha, desenvolvida pela Sumitomo Rubber Industries, promete aumentar a resistência e reduzir o desgaste dos pneus.
Uma nova tecnologia capaz de revolucionar a produção de pneus está sendo desenvolvida pela Sumitomo Rubber Industries (SRI) em parceria com instituições de pesquisa de ponta. A técnica de radiação síncrotron permite medir o movimento atômico e molecular da borracha em um domínio de tempo sem precedentes. Dessa forma, proporcionando avanços avançados em resistência e durabilidade
Com a colaboração da Universidade de Tohoku, da RIKEN e do Instituto de Pesquisa de Radiação Síncrotron do Japão, a SRI está desenvolvendo uma nova abordagem tecnológica. Ela é capaz de capturar movimentos moleculares em escalas de tempo a partir de 0,1 nanossegundos. Esse nível de isolamento oferece uma compreensão muito mais profunda das interações na estrutura da borracha. Assim, permitindo otimizações que garantem maior resistência ao desgaste e vida útil prolongada dos pneus.
Continue lendo a matéria completa no Portal do Trânsito.