19 de setembro de 2024

PUBLICIDADE

Pesquisa mostra que maioria dos proprietários de moto não possuem CNH para conduzir o veículo

Estudo também destaca estados em que motocicletas e motonetas são o transporte preferencial dos usuários, além de outros detalhes sobre o crescimento da frota nacional desses veículos.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 11/09/2024 às 08h15
Ouvir: 00:00
Moto CNH
A quantidade de proprietários de moto sem CNH válida representa mais de 50% do total de donos desse tipo de veículo. Foto: joasouza para Depositphotos

Uma pesquisa inédita realizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) mostra um dado preocupante. Conforme os números, dos 32,5 milhões de donos de motocicletas, motonetas e ciclomotores registrados no Brasil, 17,5 milhões não são condutores habilitados na categoria. Ou seja, a quantidade de proprietários de moto sem CNH válida representa 53,8% do total de donos desse tipo de veículo. Como base de dados, a Senatran usou o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). É possível consultar o documento completo clicando aqui.

De acordo com o estudo, essa grande quantidade de proprietários sem CNH para conduzir motocicletas, motonetas e ciclomotores indica mudanças nas dinâmicas de uso desses veículos em território nacional. Entre os motivos que podem levar a esse resultado, estão o possível uso dos veículos por condutores de moto sem CNH, o que indica também questões sobre o acesso à habilitação por parte da população. Outros motivos levantados são o crescimento de negócios com veículos compartilhados, com o aluguel de motocicletas ou motonetas, por exemplo.

Continue lendo a matéria completa no Portal do Trânsito.
PUBLICIDADE