Pontuação na CNH: como funciona o sistema de pontos e quando o motorista pode perder o direito de dirigir?

Chamado de demerit points o sistema de pontos pode variar bastante de um país para outro, inclusive existem muitos que são mais rígidos que o brasileiro.


Por Assessoria de Imprensa
pontuação na CNH
Caso o motorista atinja o limite máximo de pontos na carteira dentro do prazo de 1 ano, ele pode ter a CNH suspensa, ficando sem permissão para conduzir veículos automotores. Foto: Félix Carneiro/ Detran-TO

Engana-se quem pensa que a suspensão do direito de dirigir, baseada em somatória de pontos por infrações de trânsito, seja um modelo brasileiro. Não é. Chamado de demerit points o sistema de pontuação na CNH pode variar bastante de um país para outro, inclusive existem muitos que são mais rígidos que o brasileiro. Na Alemanha, por exemplo, a somatória de oito ou mais pontos resulta na revogação da carteira de habilitação. Só se restabelece a licença para dirigir após uma avaliação médico-psicológica do condutor. No Brasil, o sistema de pontuação na CNH é um pouco diferente e o Portal do Trânsito explica como funciona e quando o motorista pode perder o direito de dirigir.

Recentemente, a Lei 14.071/20 alterou o sistema de pontuação da CNH no Brasil e essa foi uma das mudanças mais polêmicas da chamada nova lei de trânsito.

Continue lendo a matéria completa no Portal do Trânsito.
Sair da versão mobile