Quando devo trocar o limpador de para-brisa?
O tempo para fazer a troca de palhetas do limpador de para-brisa pode variar. Confira algumas dicas de ouro para saber quando trocar as palhetas do limpador de para-brisa e manter esse item sempre funcional!
O tempo para fazer a troca de palhetas do limpador de para-brisa pode variar, pois depende de diversos fatores como: condições climáticas, uso do veículo e a própria qualidade das palhetas.
De acordo com um estudo realizado pela concessionária Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares), 51% das ocorrências registradas entre 2017 e 2019 ocorreram devido a falhas dos condutores. Além disso, dados registrados no trecho de 444 quilômetros, registraram 267 ocorrências com pista molhada.
Como saber se precisa trocar o limpador de para-brisa?
Para saber quando a troca das paletas precisa ser feita, faça as seguintes observações:
- As lâminas estão quebradiças ou tortas?
- O limpador deixa riscos ou até faixas d´água no vidro?
- O vidro fica embaçado quando você usa o limpador de para-brisa?
- O funcionamento do limpador de para-brisa apresenta barulho ou trepidação quando é ativado?
- A limpeza apenas com água começou a falhar?
Como conservar as palhetas do limpador de para-brisa?
Para manter o limpador do para-brisa funcionando adequadamente, deixe o reservatório sempre com uma solução de água limpa e sabão comum.
Com isso, você mantém a vida útil desse item e evita que a borracha da paleta deteriore mais rápido. Não use produtos químicos misturados ao reservatório do limpador.
Qual a hora de trocar a palheta?
Antes de tomar qualquer decisão, consulte o Manual do Proprietário de seu veículo. Nele é possível verificar as orientações do fabricante da palheta, assim como as recomendações para troca.
A indicação mais comum é trocar as palhetas do limpador de para-brisas uma vez por ano. Porém, essa manutenção pode ser necessária antes disso caso o veículo fique ao relento e exposto às intempéries.
Confira 5 dicas para saber o momento para trocar o limpador de para-brisa:
- Desgaste visível
- Redução na eficácia
- Barulhos incomuns
- Frequência de uso
- Tempo
Vale ressaltar que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) aponta que diversos acidentes ocorrem nas rodovias brasileiras porque os condutores não se atentam para alguns cuidados específicos necessários para dirigir em pistas molhadas ou com a diminuição de visibilidade.
Lembre-se de que as condições climáticas e o ambiente em que você dirige podem afetar a vida útil das palhetas do limpador de para-brisa. Em resumo, fique atento aos sinais de desgaste e substitua as palhetas quando necessário para garantir uma visibilidade adequada durante a condução.