Quando um veículo vai a leilão? Veja resposta do Detran

Detran explica sobre o processo que um veículo a ser leiloado.


Por Assessoria de Imprensa
leilão de veículos
Veículo que vai a leilão é aquele que foi apreendido devido a infrações, falta de pagamento de taxas e outras situações diversas. Foto: Ascom Detran/Governo do Tocantins

Os veículos leiloados são aqueles que foram apreendidos devido a infrações de trânsito, falta de pagamento de taxas obrigatórias como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ou seguros obrigatórios e de outras situações diversas. Estes veículos são mantidos sob custódia até que os proprietários regularizem a situação. Se isso não ocorrer dentro de um determinado período, eles são encaminhados para leilão para cobrir as despesas acumuladas durante o período de apreensão. A informação é do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), mas vale para todo país, pois a legislação é igual para os demais estados.

Classificação dos bens leiloados

No estado do Tocantins, os veículos leiloados pelo Detran podem ser classificados como “para circulação” e “sucata”. Veículos para circulação são aqueles que podem voltar a rodar nas vias públicas após regularização, enquanto as sucatas são vendidas exclusivamente para empresas cadastradas como Centro de Desmanche de Veículos (CDV) e regularizadas no órgão de trânsito, não podendo ser registradas para circulação.

Continue lendo a matéria completa no Portal do Trânsito.
Sair da versão mobile