24 de novembro de 2024

PUBLICIDADE

Uso do celular ao volante é uma das infrações mais cometidas em São Paulo

No Brasil todo, só em julho de 2024, houve o registro de 156.921 condutores flagrados fazendo o uso de celular ao volante.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 25/09/2024 às 13h46
Ouvir: 00:00
Uso do celular ao volante
O uso do celular ao volante ainda é uma das infrações mais comuns entre os condutores não só em São Paulo, mas em todo Brasil. Foto: Divulgação Detran/SP

Um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), durante a Semana Nacional de Trânsito, concluiu que o uso do celular ao volante ainda é uma das infrações mais comuns entre os condutores do Estado. Das mais de 2,3 milhões de multas aplicadas pelo órgão estadual de trânsito, mais de 167 mil são de infrações cometidas pelo condutor ao manusear, segurar ou utilizar o telefone celular enquanto dirige. Esse total foi contabilizado de janeiro a agosto de 2024. No mesmo período de 2023, houve o registro de 1,9 milhão de multas. Sendo mais de 149 mil infrações nos três tipos que envolvem a utilização do celular pelos condutores.

No Brasil todo, só em julho de 2024, de acordo com o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), houve o registro de 156.921 condutores flagrados fazendo o uso de celular ao volante. Ou seja, são mais de 210 multas por hora no país.

Quando um condutor dirige utilizando o telefone celular, seus reflexos ficam menos ágeis. Ou seja, isso compromete a capacidade de reação caso algum veículo pare de forma brusca ou apareça algo ou alguém na via de forma repentina. A atitude pode favorecer que sinistros de trânsito aconteçam, devido à desatenção no trânsito. Ao ser flagrado dirigindo ao mesmo tempo que segura ou manuseia o celular, o condutor será penalizado com multa gravíssima. O valor é de R$ 293,47, e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Continue lendo a matéria completa no Portal do Trânsito.
PUBLICIDADE