A frota de veículos atualmente no Brasil tem, em média, 9 anos e seis meses. A informação é do Sindipeças. Ainda de acordo com os dados, 55% da frota é composta por veículos com 6 a 15 anos de uso. Ou seja, existem muitos veículos não são tão novos rodando por aí.
Mesmo sendo proprietário de um veículo mais antigo, é imprescindível tomar alguns cuidados para preservar a segurança do trânsito assim como o meio ambiente. Veja algumas dicas de cuidados que o proprietário de carros com mais de 10 anos de uso precisam ter na hora do abastecimento.
Escolha um posto confiável
Isso vale para os donos de todos os carros, desde os mais novos até os mais antigos. Abasteça sempre em postos confiáveis. O combustível adulterado traz danos para o veículo, aumenta o consumo e provoca falhas no motor.
Não rode com o tanque vazio
Para quem pensava que era mentira, se enganou. Não deixar o tanque do veículo chegar frequentemente na reserva é uma dica importante de cuidado com o veículo. Isso pode evitar a queima da bomba de combustível assim como o envio de impurezas para o motor. Ou seja, o ideal é andar sempre com pelo menos ¼ do tanque de combustível.
Abasteça sempre respeitando o limite do tanque
Não precisa encher mais o tanque depois de escutar o click da bomba de combustível. Esse é o limite. O excesso de combustível além de ser um desperdício pode danificar peças que filtram os gases tóxicos do tanque.
Fique alerta ao sentir cheiro de combustível
Mesmo nos carros mais velhos não é normal ter cheiro de combustível dentro do veículo. Ou seja, pode estar acontecendo um vazamento e o melhor é levar o veículo a uma oficina de confiança.
Atenção ao tanquinho de carros abastecidos com etanol
Por fim, se o veículo é Flex ou movido a etanol, é preciso sempre colocar gasolina no tanque de partida frio. A recomendação é utilizar gasolina aditivada no tanquinho porque ela contém antioxidantes que prolongam a vida útil do combustível.
Publicado primeiro por