Veja como encontrar informações sobre exame toxicológico na CDT
O Portal do Trânsito mostra o passo a passo para encontrar a informação sobre exame toxicológico na Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Muito tem se falado ultimamente em relação aos prazos de regularização do exame toxicológico vencido. No entanto, alguns condutores ainda têm dúvidas sobre como encontrar informações confiáveis a cerca do tema. Conforme a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), para verificar se o exame toxicológico está em dia, basta o condutor acessar a Carteira Digital de Trânsito. O Portal do Trânsito mostra o passo a passo para encontrar a informação.
Passo a passo para encontrar informações sobre exame toxicológico na CDT
1. Em primeiro lugar, entre no aplicativo Carteira Digital de Trânsito instalado no celular. (Se você ainda não tem o aplicativo, clique aqui e saiba como baixar a CDT).
2. Após entrar no aplicativo, acesse a área do condutor.
3. Nesse local, você encontrará todas as informações referentes a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Agora, basta clicar em “exame toxicológico”.
4. Se você é condutor das categorias C, D ou E, é nessa tela que aparecerão todas as informações referentes ao exame, como a data de realização da última coleta e se o exame está em dia ou vencido.
5. Se ele estiver vencido, clique em “laboratórios credenciados”, faça a coleta e regularize a situação.
Prazo de regularização
O prazo final para a regularização do exame toxicológico periódico vencido se aproxima. E, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), mais de 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E ainda estão em situação irregular em todo o Brasil. O prazo para o primeiro grupo de condutores das categorias C, D e E, com vencimento da CNH entre janeiro e junho, terminou em 31 de março. Já, o segundo grupo, dos condutores dessas mesmas categorias com vencimento da CNH entre julho e dezembro, deverá realizar o exame toxicológico dentro do prazo legal previsto para 30 de abril.
Continue lendo a matéria completa no Portal do Trânsito.